Para Que Fazer Constelação Familiar? - (Miriam Coelho Braga)

12. 05. 29
Acessos: 7896
"Na família e no grupo familiar existe uma necessidade de vínculo e de compensação, partilhada por todos, que não tolera a exclusão de nenhum membro. Quando ela acontece, o destino dos excluídos é inconscientemente assumido e continuado por membros subseqüentes da família. É isso que entendemos por envolvimento sistêmico. Quando, porém, os membros remanescentes reconhecem os excluídos como pertencentes à família, o amor e o respeito compensam a injustiça que foi cometida contra eles, e seus destinos não precisam ser repetidos. É isso que chamamos aqui de solução."   Bert Hellinger,  Filósofo, teólogo, educador, psicanalista e consultor.("Ordens do Amor" Ed. Cultrix.)
O sistema primário familiar influencia as possibilidades que as pessoas têm para viver todo o potencial humano ou pode bloquear sentimentos e comportamentos.
Essas necessidades interagem em nossas vidas de maneira complexa e às vezes contraditórias. “Elas tanto permitem como restringem nossos relacionamentos íntimos e tornam possíveis os nossos mundos sociais.”- Jane Peterson
.
Bert Hellinger, redescobriu durante o seu trabalho em centenas de sistemas familiares, que o reconhecimento do amor que existe nas famílias comove as pessoas e muda as suas vidas. “Quando a família é colocada em ordem, o indivíduo pode sair dela. Então ele sente a força da família atrás de si. Somente quando a conexão com a família é reconhecida e a responsabilidade é vista claramente e distribuída, o indivíduo sente-se livre e pode seguir com seus assuntos pessoais sem nada do passado pesando sobre ele ou limitando-o”.
Como a Constelação  Familiar pode ajudar nos relacionamentos da nossa vida ? 
  “A minha convivência com o trabalho de Hellinger fez-me compreender melhor e ir mais fundo nas minhas origens, como filha de um sobrevivente de Aushwitz, ver o quanto isto ainda marca minha vida, poder tocar profundas e inconscientes feridas e ainda dar lugar na minha alma para os meus queridos familiares que nunca tive a sorte de conhecer, reorganizando minha vida, tecendo assim partes esgarçadas da minha existência. Esta forma de terapia tem me ajudado também a dar-me conta de como os descendentes dos predadores podem passar por sofrimentos semelhantes aos dos descendentes de suas vitimas. E isto me motiva ainda mais a apresentar e compartilhar o trabalho de Hellinger e poder contribuir para fazer fluir o amor nos relacionamentos.  Como psicoterapeuta corporal, trabalhando na área clinica há mais de 20 anos, verifico como é fundamental a transdisciplinaridade e o quanto tem sido importante integrar em minha prática a Sistêmica de Bert Hellinger para poder trabalhar com os meus clientes os campos do amor, ou seja, da sua história familiar à psicoterapia somática individual.” (Esther Frankel, na apresentação do livro "A Simetria Oculta do Amor", de Bert Hellinger, Ed. Cultrix).
 
A Sistêmica Familiar é a chave de diagnóstico para  reconciliação e resolução de situações conflituosas e problemas da família atual e da família de origem.
São as leis, princípios ou ordens básicas que guiam  nossos  relacionamentos.
Existe na alma uma profunda necessidade das ordens do amor.
 
PERTENCIMENTO - Todos têm direito de pertencer. O sistema não suporta exclusão.
HIERARQUIA - ou ordem de precedência nos grupos. Atribui aos membros mais antigos a precedência àqueles que vieram depois. Os pais e depois os filhos. O filho mais velho vem em primeiro lugar e depois os outros pela ordem de chegada. 
EQUILÍBRIO DO DAR E RECEBER 
Entre pais e filhos, os pais dão e os filhos recebem – tomam a vida.
Entre homem e mulher - equilíbrio em dupla direção. O homem supre, a mulher nutre.
 
 
A Constelação Familiar traz então à luz, no sentido das idéias básicas aqui apresentadas, onde estamos emaranhados e quais são os passos que conduzem ao desvendamento e solução. Todos estes passos têm a ver com o amor  respeito, numa percepção de todo o sistema.
 
Experimente e veja o que está invisível no seu campo familiar!
Só quem vivenciou esta experiência compreende a essência deste trabalho.