Honra aos Pioneiros (equipe coordenadora da CBCS)

12. 05. 29
Acessos: 1240

A equipe coordenadora da CBCS ( Comunidade Brasileira dos Consteladores Sistêmicos) quer reconhecer, perante todos os colegas consteladores, o grande mérito que têm aqueles que desbravaram o campo das constelações no Brasil.

Depois de mais de uma década que as constelações aqui chegaram, ainda hoje enfrentamos muitas dificuldades para que sejam aceitas normalmente como mais uma técnica, ou modelo, ou método de ajuda terapêutica. Pelas dificuldades que já passamos, podemos imaginar o quão difícil foi a luta dos pioneiros e, portanto, queremos prestar-lhes um ato de louvor.

Nós que trabalhamos com as constelações e somos apaixonados por esse modelo de terapia breve, ao mesmo tempo tão eficaz, profunda e abrangente, sabemos que temos que honrar os nossos professores e todos aqueles que vieram antes. Como os filhos honram os pais porque vieram deles, os alunos também devem honrar os professores porque eles foram os seus iniciadores.

Nós três, Walther, Viviani e Vera, nos conhecemos no curso do Peter Spelter e da Tsuyuko Spelter, primeira formação que fizemos. Iniciamos na mesma turma em 2003, e nos certificamos no ano de 2005. Desde então, trabalhamos profissionalmente como consteladores. Se formos olhar para uma escala hierárquica, nós três estamos emparelhados numa mesma linha horizontal. E isso trás harmonia para o sistema, desde que esses elementos olhem para a ordem hierárquica daqueles que vieram na frente.

E muitos são os que vieram antes! Antes até mesmo do casal que nos iniciou.

Temos que ter consciência de que já formamos um novo sistema, o Sistema dos Consteladores Brasileiros. E olhando para isso nos lembramos de que as leis fundamentais da fenomenologia sistêmica se aplicam a quaisquer sistemas, o que, obviamente, também devem se aplicar à CBCS.

Repetindo o que já dissemos, muitos são os que vieram antes e, portanto, seria impossível montar uma genealogia com todos aqueles que nos precederam. Mas podemos sim, ainda que com uma certa dificuldade em encontrar os dados históricos a esse respeito, apontar e honrar aqueles que, realmente, foram os pioneiros.

Ainda não conseguimos dados precisos de todos os nomes dos desbravadores. Temos apenas alguns, contudo, não queremos cometer injustiças citando uns e não citando outros. Pedimos a colaboração daqueles que conhecem os nomes dos pioneiros no Brasil para que nos indiquem quais são.

Lembramos a todos que este ano de 2011 é o Ano da UNIDADE, o ano de nos darmos as mãos, assim como nos informa o artigo postado neste site e que foi ditado por Mestre Kuthumi.

Carinhosamente,

A Equipe coordenadora do site www.consteladoressistemicos.com: Vera Bassoi, Viviani Bovo e Walther Hermann Kerth